Mudança de 180º
- ViseuaosNossosOlhos
- 28 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
A nossa viagem ainda agora começou e chegamos ao novo destino que fica mesmo em frente à Sé de Viseu. Basta girarmos o nosso corpo a 180º e estamos a olhar para a belíssima Igreja da Misericórdia, datada do seculo XVIII, cujas obras tiveram início em 1775. Esta construção primitiva decorreu durante o reinado de D. Manuel I e hoje vamos dar-te a conhecer mais sobre este monumento.
Esta Igreja é marcada por uma soberba e monumental fachada de estilo rocaille de cinco corpos, com o pano central mais comprido e mais elevado, rasgado por um portal contracurvado e moldurado por pilastras reentrantes, sobre o qual se desenvolve a varanda-balaustrada do coro alto, com as suas três janelas de sacada e de moldura contracurvada. Na parte superior, o corpo central da fachada é terminado por empena ondeada, de linhas mistilíneas, e rematada por cruz latina.
O interior é austero, constituído por um amplo corpo de uma só nave, coberto por uma abóbada de berço, e capela-mor, articulando-se ambos os espaços por um arco triunfal com frontão curvo, realizado no século XIX e que substitui um elemento arquitetónico anterior. Nas paredes da igreja expõem-se algumas telas oitocentistas, nomeadamente as pinturas alusivas à Visitação e a N. Sra. das Dores, datadas de 1885 e concebidas, igualmente, por um pintor de Viseu, António José Pereira.
Igreja Misericórdia de Viseu, um monumento fantástico, num perfeito estado de conservação, possui um espaço de arte magnifico.
As visitas são gratuitas e vale a pena visitar não só pela beleza (do exterior e do interior) do monumento, bem como pela sua posição estratégica, de frente para a Sé de Viseu. É um ótimo local de reflexão e conexão.




Comentários